Uma nova massa de ar polar vai provocar frio intenso no Rio Grande do Sul a partir da noite de domingo (28).
Segundo a Climatempo, uma forte frente fria avança da Argentina, associada a uma massa de ar frio de origem polar, vai influenciar nas temperaturas no território gaúcho.
“O frio deve ser muito intenso na Argentina, Chile e Uruguai, com risco de muita neve na cordilheira dos Andes e até em áreas argentinas de elevação pequena, com cerca de 500 metros de altitude. O Sul do Brasil será influenciado por esta massa de ar polar nos primeiros dias de julho”, afirmou a Climatempo.
Com a atuação da massa de ar polar, as madrugadas serão geladas e o frio segue durante as tardes, há possibilidade de temperaturas negativas em diferentes pontos do Rio Grande do Sul. O fenômeno perde força no Estado a partir do dia 4 de julho, sábado.
Ciclone extratropical
Antes da massa de ar polar, o Rio Grande do Sul vai passar por um período de tempo carregado e instável, com risco de chuva forte e temporais.
Conforme a Climatempo, uma nova frente fria e o ciclone extratropical se organizam a partir da madrugada deste domingo, entre o Sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai.
“Os temporais devem se concentrar sobre o Rio Grande do Sul. As nuvens carregadas se espalham pelo Estado desde a madrugada provocando fortes pancadas de chuva e raios em todas as regiões gaúchas”, ressaltou a Climatempo.
Durante a tarde do domingo, a chuva enfraquece bastante na Região Sul do Rio Grande do Sul e se intensifica na Região Central, Norte, Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte.
A Climatempo e a MetSul Meteorologia apontam que este ciclone extratropical terá fraca intensidade.




