, ,

Assinada autorização para trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado

O projeto prevê a ligação entre Porto Alegre e Gramado por trem em apenas uma hora.

Avatar de Redação RS

|

07/08/25

às

22:48

Atualizado em: 07/08/2025 às 22:50

54706670318 1306c1b960 k

Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

O governador Eduardo Leite assinou, nesta quinta-feira (7), a autorização para implantação do trem de passageiro entre Porto Alegre e Gramado.

O projeto prevê a ligação entre Porto Alegre e Gramado por trem em apenas uma hora, com duas vias férreas – uma para cada sentido. O anúncio foi feito durante solenidade no Palácio Piratini, com a presença do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e representantes da companhia responsável pelo projeto, a SulTrens.

“Estamos falando de um projeto que vai fortalecer a mobilidade e impulsionar o turismo em uma das regiões mais visitadas do Brasil, com um modal moderno, sustentável e seguro. Esse trem entre Porto Alegre e Gramado é muito mais do que infraestrutura: é desenvolvimento econômico, geração de empregos e valorização do nosso potencial turístico”, ressaltou Leite.

Com investimento estimado em R$ 4,5 bilhões, integralmente oriundo da SulTrens, a previsão de início da operação comercial é para setembro de 2032.

“A outorga de exploração para a empresa terá validade de 99 anos. A estimativa é de que a obra gere 6.747 empregos diretos e outros 15.976 empregos indiretos, totalizando 22.723 postos de trabalho ao longo de sua implantação e operação”, ressaltou o governo do Estado.

Trajeto

O novo modal ligará a capital a Gramado, direto, passando por 19 municípios, com área de influência em 22: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela.

O percurso incluirá 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — entre eles uma estrutura sobre a FreeWay (BR-290) — e nove túneis.

As estações de saída e chegada estarão localizadas cerca de 700m do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Avenida Das Hortênsias, entre Gramado e Canela.

“Além de proporcionar mais conforto e segurança para usuários e turistas, a ferrovia representa um marco para a logística e a mobilidade do Estado, ao oferecer uma alternativa moderna de transporte híbrido, com trens movidos a eletricidade e diesel, reduzindo a emissão de CO₂ e os acidentes nas rodovias”, destacou o governo do Estado.

Tópicos