Após a queda de avião de pequeno porte, que deixou 10 vítimas fatais, duas pessoas foram removidas de Gramado para Porto Alegre.
“Em um trabalho conjunto entre o Departamento de Regulação Estadual da Secretaria Estadual da Saúde e a Central de Regulação de Urgências de Caxias do Sul, as pacientes Valdete Maristela Santos da Silva, 52 anos, e Lizabel de Moura Pereira, 56, foram transferidas para hospitais de Porto Alegre, neste domingo (22), por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, comunicou o governo do Estado.
Segundo o governo do Estado, elas sofreram queimaduras pelo corpo. No momento da queda do avião, as duas trabalhavam na Pousada Florata, que foi atingida.
Valdete foi encaminhada para a UTI do Hospital Cristo Redentor, e Lizabel para a UTI do Hospital Pronto do Socorro de Porto Alegre, que são referências na área de queimados.
“Foi montada uma equipe de suporte avançado de Caxias do Sul, composta por médicos e enfermeiros. As pacientes chegaram estáveis em Porto Alegre, às 17h15”, afirmou o governo do Estado.
De acordo com o médico e diretor da rede de urgência de Caxias do Sul, Fabio Baldisserotto, a parceria permitiu definir o melhor destino das pacientes mais graves. “Acionamos os meios necessários e conduzimos esses pacientes graves ao melhor atendimento”, destacou.
Eduardo Leite destacou a ação das forças de segurança no atendimento à ocorrência, no socorro às vítimas e na investigação das condições em que o acidente aconteceu. “Lamento profundamente o acidente e destaco a atuação imediata das forças de segurança para atender e resgatar as vítimas e controlar o local do acidente”, disse o governador.