Café e longevidade: Nutricionista explica a relação e os benefícios

No Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril, a nutricionista destaca os benefícios dessa bebida.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

14/04/25

às

23:34

Atualizado em: 14/04/2025 às 23:44

imagem destacada redacao rs

Foto: Rosana Klafke/Redação RS

Tomar café é um dos hábitos mais comuns da rotina dos brasileiros. Mas, além de seu sabor e aroma inconfundíveis, o café pode ser um grande aliado da longevidade e do bem-estar.

No Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril, a nutricionista Gisele Pavin destaca os benefícios dessa bebida que atravessa gerações – tem versões quentes e geladas – e continua presente no dia a dia dos consumidores.

Os polifenóis presentes no café têm um papel essencial na proteção das células contra os danos oxidativos – ou danos celulares – , prevenindo o envelhecimento precoce.

“O consumo moderado de café pode trazer benefícios para a saúde, especialmente no combate aos radicais livres, que estão diretamente relacionados ao envelhecimento celular”, explica Gisele.

O envelhecimento é um processo natural, mas pode ser conduzido de maneira mais saudável com escolhas alimentares adequadas. O café, por exemplo, contém antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

“Pensar em como vamos envelhecer é algo a ser avaliado todos os dias. Podemos tornar esse caminho mais leve e saboroso ao incluir alimentos ricos em compostos benéficos, como o café e o cacau”, complementa Gisele.

Assim como o café, o cacau também é rico em polifenóis, que ajudam na prevenção de diversas doenças e contribuem para um envelhecimento mais saudável.

Dicas para aproveitar o melhor do Café

Moderação é a chave: O consumo adequado pode trazer benefícios, enquanto o excesso pode causar desconfortos.

Experimente diferentes formas de preparo: O café pode ser consumido quente, gelado ou combinado com leite e cacau para um toque especial.

Opte pelo consumo sem açúcar: O consumo sem açúcar permite que você saboreie as notas olfativas do café (não sei se temos como justificar que o açúcar influencia a absorção dos antioxidantes).

“O importante é que, independentemente da fase da vida, sempre há tempo para cuidar da saúde e adotar hábitos que promovam qualidade de vida. No Dia Mundial do Café, vale lembrar que alguns gestos diários, como saborear uma xícara de café com equilíbrio, podem contribuir para o bem-estar e a longevidade”, finaliza Gisele.

Tópicos