, ,

Ciclone: Corsan investe na locação de geradores para garantir abastecimento de água no Litoral Norte

Um total de 18 geradores de energia elétrica foram instalados pela Corsan no Litoral Norte.

Avatar de Redação RS

|

01/08/25

às

16:15

corsan

Foto: Luciane Nunes/Corsan

Com a passagem do ciclone extratropical, a Corsan precisou investir mais de R$500 mil na locação de geradores para garantir abastecimento de água no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Segundo a assessoria de imprensa da Corsan, um total de 18 geradores de energia elétrica foram instalados pela companhia no Litoral Norte, desde a noite da última segunda-feira (28), quando a região foi atingida pelo ciclone extratropical.

Receberam os equipamentos as cidades de Mostardas, Tavares, Capivari do Sul, Palmares do Sul, Cidreira, Balneário Pinhal, Osório, Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Arroio do Sal e Santo Antônio da Patrulha.

“Ainda nesta sexta-feira, 1º de agosto, dois geradores garantem as operações em Capivari do Sul, no poço de captação de água bruta, e em uma elevatória, em Xangri-Lá. Mais de R$500 mil foram investidos na locação, logística, instalação e combustível para o uso desses dispositivos. Em algumas localidades, as máquinas também foram instaladas em estações de bombeamento de esgoto”, afirmou a assessoria de imprensa da Corsan.

A medida garantiu o abastecimento de água para mais de 300 mil residências e comércios em 15 dos 17 municípios atendidos pela companhia na região.

“Os equipamentos foram utilizados durante toda a semana e estão sendo retirados à medida que a energia elétrica é restabelecida nas estações de captação, tratamento e distribuição de água da Companhia”, informou o gerente de Operações da Corsan no Litoral Norte, Alan Pedra.

“Na noite de segunda-feira, o período mais crítico do ciclone em relação ao funcionamento dos sistemas de abastecimento de água, somente Torres e Glorinha mantiveram a distribuição sem o uso de geradores”, apontou Alan.

“Com o uso de geradores, o sistema de distribuição de água pode ser reativado em poucos minutos após a instalação. Os dispositivos nos permitem agir com rapidez e eficiência para assegurar a qualidade dos serviços diante de fatores que fogem ao controle, como a falta de fornecimento de energia elétrica e eventos climáticos”, explicou o gerente de operações.

Sem luz

Ainda há áreas sem luz no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Na tarde desta sexta, a assessoria de imprensa da CEEE Equatorial divulgou um balanço.

“A CEEE Equatorial informa que a operação de contingência se encaminha para a fase final, nesta tarde de sexta-feira (1º). A companhia segue empenhada e não está medindo esforços para garantir a normalização do serviço”, disse em nota.

“Até o momento, mais de 427,4 mil clientes já tiveram o fornecimento restabelecido, o que representa mais de 99,3% do total de 430 mil afetados no pico do desabastecimento”, completou.

Cerca de 2,6 mil clientes aguardam o restabelecimento do serviço nas cidades de Cidreira, Mostardas, Osório, Tramandaí e Balneário Pinhal.

Tópicos