O avanço de uma frente fria vai deixar o tempo bastante abafado e instável no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (11). Há risco de tempestade no Estado.
Com o avanço da frente fria, somando o calor e a umidade, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para o risco de tempestade em todo o Rio Grande do Sul.
Os pontos que receberam alerta laranja (perigo) são: Campanha, Região Sul, Fronteira Oeste e Região Central (Confira no mapa abaixo). “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, disse o Inmet. O alerta vale até o fim da manhã de quinta-feira (12).
Conforme a Climatempo, a quarta começa bastante abafada, com sol entre nuvens durante a amanhã. Ao longo do dia, com o ingresso da frente fria, a nebulosidade aumenta e o tempo fica instável. O avanço da frente fria espalha a chuva pelo território gaúcho.
À tarde, o calor ganha bastante força no Rio Grande do Sul, principalmente na Fronteira Oeste, Região Central e Região Metropolitana. Com a umidade, a sensação de abafamento aumenta em diversos pontos.
Em Porto Alegre e Alvorada, o calorão predomina nesta quarta, com a umidade, além de pancadas de chuva, a sensação abafamento aumenta ao longo do dia, mínima de 23ºC e máxima de 37ºC.
Em Caxias do Sul, a quarta começa com o tempo firme, com o avanço da frente fria a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva, mínima de 19ºC e máxima de 31ºC.
Em Alegrete, o tempo fica instável, com o avanço da frente fria, há risco de chuva intensa e de tempestade nesta quarta, mínima de 24ºC e máxima de 31ºC. Em Santa Maria, o sol aparece com nuvens, as áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva ao longo desta quarta, mínima de 22ºC e máxima de 32ºC.





