O Procon de Caxias do Sul recebeu, desde o mês de junho, mais de 1 mil relatos de consumidores sobre o aumento na conta de luz.
“Destes relatos, foram registradas no órgão mais de 200 reclamações, visto a necessidade de o consumidor primeiro fazer o protocolo junto à concessionária CPFL, para posteriormente fazer a o registro da reclamação no Procon”, disse a Prefeitura de Caxias do Sul.
Segundo o coordenador do Procon Caxias, Jair Zauza, devido a grande quantidade de reclamações no Procon, se verificou a necessidade de ampliar as investigações para esclarecer a possível cobrança abusiva.
“Na próxima semana, vamos encaminhar ao Ministério Público Estadual e a AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul) as reclamações já registradas para possível apuração de irregularidades. A iniciativa busca garantir transparência na cobrança e verificar se os reajustes estão sendo aplicados de forma correta e justificada”, explica.
O Procon recomenda que o consumidor:
- Registre reclamação junto à concessionária de energia elétrica (CPFL/RGE);
- Verifique se o número do medidor corresponde ao da fatura, verificando assim de se houve erro na leitura;
- Analise os dados de sua conta de energia, observando kW consumidos, valor do kW, a média de consumo, entre outras informações;
- Desligue todos os aparelhos e luzes e observe se o medidor segue registrando consumo;
- Estar ciente do aumento da energia e do fato que no período de baixas temperaturas, é comum que a conta de energia apresente algum aumento, em virtude do maior consumo e utilização de equipamentos com maior gasto energético;
- Caso o problema persista, acione o Procon, faça o registro de reclamação no site da Prefeitura de Caxias do Sul.