Após acordo, o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) disponibiliza em seu site, a partir desta segunda-feira (2), uma página dedicada à correção das contas de água com valor excessivo.
“O objetivo é facilitar a compreensão do acordo que viabiliza a solução do problema – firmado pelo Dmae, Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) e Procon Municipal”, ressaltou o Dmae.
O valor das faturas será recalculado para que elas sejam emitidas novamente, garantindo a aplicação das isenções aos usuários afetados pela enchente de 2024.
“Para os consumidores que residem na área alagada, beneficiados com isenção de três a seis meses nas faturas, o cálculo será feito de forma automática. Ou seja: não é necessário abrir um novo pedido de revisão junto ao departamento”, afirmou o Dmae.
“O mesmo se aplica às pessoas que tiveram mais de 20 dias de desabastecimento durante a calamidade, em razão da inoperância da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento”, ressaltou.
Conforme o Dmae, em ambos os casos, quem já pagou uma conta excessiva terá o valor devolvido nas próximas seis contas de água. Se, após o novo cálculo, o consumidor tiver saldo a pagar, ele também poderá parcelar em até seis vezes.
Por outro lado, os clientes que não foram afetados diretamente pela enchente e, mesmo assim, tiveram cobranças muito acima do normal, é necessário abrir um protocolo de revisão.
Para isso, basta contatar os atendentes do Dmae no Chat Virtual, ou nos postos de atendimento presenciais. A referência para este tipo de assunto é a unidade do Centro Histórico, localizada na rua José Montaury.