O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) confirmou nesta sexta-feira (16) a detecção de um foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul.
O caso da doença foi detectado na cidade Montenegro, no Vale do Caí. “Com a confirmação do foco, o Serviço Veterinário Oficial do RS (SVO-RS) desencadeou as ações previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, com isolamento da área em Montenegro e eliminação das aves restantes, para que seja iniciado o protocolo de saneamento da granja”, disse o governo do gaúcho.
Segundo o governo do Estado, será conduzida investigação complementar em raio inicial de 10 km da área de ocorrência do foco, e de possíveis vínculos com outras propriedades.
“A mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, que está fechado para visitação, também foi atendida e a Seapi aguarda o resultado do sequenciamento”, completou o governo do Estado.
Sobre a influenza aviária
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos.
Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão dificuldade respiratória; secreção nasal ou ocular; espirros; incoordenação motora; torcicolo; diarreia; e alta mortalidade.
O governo do Estado alerta que não existe risco de transmissão da doença pelo consumo da carne ou de ovos, mas traz importante impacto financeiro para o Rio Grande do Sul.
Após a confirmação do foco de gripe aviária, a exportação de carne de frango do Brasil para a China foi suspensa por 60 dias.