O avanço de uma frente fria deixa o tempo instável no Rio Grande do Sul a partir deste domingo (18). A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de temporal para áreas do território gaúcho (confira no mapa abaixo).
No domingo (18), a temperatura volta a variar no Rio Grande do Sul, as máximas ficam próximas de 30ºC em cidades da Região Central, Região Metropolitana, Vales, Missões e Região Noroeste.
O tempo fica instável no Estado neste domingo, com previsão de chuva para todas as regiões do Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil do Estado, com a passagem de uma frente fria e o fluxo de calor e umidade, as áreas instabilidades (nuvens carregadas) se espalham sobre o território gaúcho, trazendo chuva pontualmente forte, descargas elétricas, temporais isolados, com eventual queda de granizo.
Conforme a Defesa Civil, as áreas com mais risco de temporal são Região Sul, Campanha, Região Central e Missões. Há previsão de rajadas de vento entre 50 e 90 km/h pelo Rio Grande do Sul.
“Os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia no Sul, Campanha, Oeste e Missões. Nas demais regiões, os volumes ficam abaixo dos 20 mm/dia”, disse a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre e Alvorada, o sol aparece com nuvens, a nebulosidade aumenta e há previsão de chuva a partir da tarde desde domingo, mínima de 18ºC e máxima de máxima de 30ºC.
Em Pelotas, o tempo fica úmido e instável, há possibilidade de pancadas fortes de chuva ao longo deste domingo, a temperatura fica amena, mínima de 16ºC e máxima de máxima de 23ºC.
Em Alegrete, com o avanço da frente fria, o tempo fica bastante instável, há risco de chuva forte e de temporal, mínima de 19ºC e máxima de máxima de 22ºC.
Em Santo Ângelo, o tempo fica nublado e abafado, há previsão de pancadas de chuva ao longo de domingo, mínima de 20ºC e máxima de máxima de 28ºC.
Na segunda-feira (19), o tempo segue bastante instável na maior parte do Rio Grande do Sul.
Segundo a Defesa Civil do Estado, com a combinação de uma área de baixa pressão que avança do Rio Grande do Sul em direção ao oceano com o fluxo de umidade, favorecem novamente para o risco de temporal e chuva forte no território gaúcho.
Conforme o prognóstico da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva variam entre 40 e 80 mm/dia na Fronteira Oeste, Missões, Campanha, Região Central, Costa Doce, Vales e parte da Região Metropolitana.
Nas demais áreas do Estado, os volumes de chuva ficam abaixo dos 30 mm/dia.
