A cidade Garibaldi, a capital brasileira do espumante, está pronta para brindar uma de suas mais tradicionais celebrações.
De 2 a 26 de outubro de 2025, Garibaldi sedia a 18ª edição da Fenachamp – a Festa Nacional do Espumante Brasileiro –, que neste ano ganha significado especial: a comemoração dos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
O tema “Compartilhe experiências, celebre histórias” reflete a essência da festa, que une tradição, inovação e conexão entre pessoas. Com uma identidade visual renovada, melhorias na infraestrutura e programação ampliada, a edição de 2025 traz mudanças significativas para oferecer conforto, dinamismo e interação aos visitantes.
Entre as novidades está o novo layout dos pavilhões do Parque da Fenachamp para melhorar a experiência, otimizar a circulação dos visitantes e valorizar os expositores.
Outro diferencial está no palco onde ocorrem os shows e as apresentações culturais foi reposicionado para ampliar a visibilidade e garantir um fluxo mais dinâmico. Além disso, os espaços gastronômicos receberam melhorias, incluindo ampliação das áreas para os visitantes.
“A Fenachamp possui uma importância turística, histórica e representa a essência do povo trabalhador, do setor produtivo e do desenvolvimento econômico e social da comunidade”, ressaltou o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini
O trio das soberanas da Fenachamp 2025 é composto pela rainha Giovana Pelizzari e princesas Rafaela Zago Romio e Roberta Indiara Flores.
Garibaldi
Localizada na Serra Gaúcha, a 110 quilômetros de Porto Alegre, a cidade de Garibaldi pertence à 1ª Colônia da Imigração Italiana, integrando a Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha e o Vale dos Vinhedos. É reconhecida como a Capital Brasileira do Espumante devido ao pioneirismo e qualidade de seus vinhos e espumantes.
A cidade, com um charme especial, guarda as características de um ambiente tranquilo, com uma paisagem bucólica que lhe dá um ar particularmente distinto do nosso tempo.
A infraestrutura turística inclui restaurantes que servem a gastronomia local, hotéis charmosos e eventos culturais. O Centro Histórico é um verdadeiro tesouro cultural, preservando a arquitetura colonial e o charme das construções que datam do final do século XIX e início do século XX.
