O governo do Rio Grande do Sul prorrogou estado de calamidade pública da enchente por mais 90 dias. O comunicado aconteceu nesta terça-feira (11).
“Como perduram os efeitos dos prejuízos econômicos e sociais por conta dos danos causados pelos eventos meteorológicos do fim de abril e de maio de 2024, o governo do Rio Grande do Sul decidiu prorrogar o estado de calamidade pública por mais 90 dias”, disse o governo do Estado.
O decreto 58.052 foi publicado na segunda edição do Diário Oficial do Estado desta terça. “Os eventos meteorológicos foram considerados de grande intensidade, sendo definidos como desastres de Nível III – estragos de grande escala de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade)”, ressaltou o governo do Estado.
Conforme o decreto, “considerando que permanecem os efeitos decorrentes dos eventos climáticos, com danos materiais e ambientais, especialmente a destruição de rodovias e pontes, bem como de moradias”, houve a decisão pela prorrogação.