O governador Eduardo Leite autorizou, nesta quinta-feira (28), o início do processo para a construção de uma nova escola da Rede Estadual em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
“Agora, a empresa selecionada conclui o detalhamento do projeto, com prazo de até quatro meses, e a preparação para o começo dos trabalhos, que devem durar até nove meses. Com investimento de R$ 37,4 milhões, instituição é a primeira a adotar o modelo Escola+, que define os padrões visuais e de construção para a Rede Estadual”, disse o governo do Estado.
A escola ficará no loteamento Breno Garcia e atende a uma demanda da comunidade, oferecendo os ensinos Técnico e Médio e os anos finais do Fundamental, do 6º ao 9º ano. No terreno de 14,4 mil metros quadrados, serão construídos um prédio de 4,4 mil metros quadrados, além de uma quadra descoberta e um ginásio, que poderá funcionar como abrigo para até 80 pessoas em situações de crise, contando com banheiros e refeitórios.
A construção do prédio seguirá o sistema chamado off-site. Como se fosse um jogo de blocos de montar, os elementos de cada ambiente são produzidos em uma fábrica, fora do canteiro de obras, e transportados prontos para “encaixar” nas outras partes. Assim, há menos impacto ambiental e menor geração de resíduos.
“Essa escola, em Gravataí, é um exemplo do novo momento do Rio Grande do Sul. Com um projeto inovador, sustentável e moderno, que simboliza a prioridade que damos à educação e a confiança de que estamos construindo um futuro melhor para os gaúchos”, afirmou Leite.
