, ,

Inaugurado oficialmente o Cristo Protetor de Encantado

A expectativa é que o Cristo Protetor de Encantado transforme a cidade em um polo do turismo religioso nacional.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

06/04/25

às

16:30

cristo protetor

Foto: Maurício Tonetto/Secom

O Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, novo ícone nacional do turismo religioso, foi inaugurado oficialmente neste domingo (6).

De braços abertos para o céu, com o Vale do Taquari sob seus pés, a escultura monumental ergue-se como marco de uma nova era para o turismo gaúcho.

O governador Eduardo Leite e o vice-governador, Gabriel Souza, participaram da solenidade de abertura do Cristo Protetor de Encantado, que tem 43,5 metros de altura — superando o Cristo Redentor do Rio de Janeiro .

“Nas enchentes do ano passado, eu vi a força divina — não na tragédia em si, mas na reação das pessoas. Foi na solidariedade, na capacidade de superação, que Deus se revelou. E símbolos como o Cristo Protetor de Encantado tornam visível essa força, às vezes dispersa, mas sempre presente. Essa escultura não foi erguida com recursos públicos, mas com o poder transformador da mobilização da própria comunidade, que uniu fé, amor e trabalho para construir algo grandioso”, ressaltou o governador.

A solenidade começou com uma missa celebrada por dois importantes representantes da Igreja: o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, e o cardeal Silvano Maria Tomasi, delegado especial dos Cavaleiros de Malta. Durante a celebração, foi lida uma mensagem enviada pelo Papa Francisco:

“Esta majestosa obra, fruto da fé e da devoção de tantas pessoas, tornou-se desde a sua construção, em meio aos desafios da pandemia, um sinal eloquente do acolhimento e da esperança deste povo, inspirando nos milhares de peregrinos provenientes do mundo inteiro sentimentos de resiliência e de renovação, especialmente nos momentos de maior dificuldade como nas recentes catástrofes naturais que atingiram esta região”, disse trecho da mensagem do líder da Igreja Católica.

Turismo religioso

A expectativa é que o Cristo Protetor transforme a cidade de Encantado em um polo do turismo religioso nacional, com impactos positivos diretos nos setores de comércio, hotelaria, gastronomia e serviços.

“Estamos diante de um motor de desenvolvimento econômico. O turismo religioso impulsiona o empreendedorismo local e cria um ciclo virtuoso de oportunidades”, declarou Leite.

Tópicos