,

La Niña: o que esperar para os próximos meses

Não é somente na Região Sul do Brasil que o La Niña tem forte impacto.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

09/02/25

às

14:45

Atualizado em: 09/02/2025 às 14:50

imagem destacada redacao rs 6 1 1

Zona Leste de Porto Alegre. Foto: Rosana Klafke/Redação RS

O planeta já está sob o efeito do fenômeno climático La Niña. Mas, como este fenômeno impacta no tempo aqui Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul?

A meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Danielle Ferreira, explica que, em anos do La Niña, observa-se a redução das chuvas na Região Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, além da onda de calor, o fenômeno provoca chuva irregular, chove forte em um lugar e nos outros não ou quase nada.

No entanto, não é somente na Região Sul do Brasil que o La Niña tem forte impacto. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil ocorre o inverso: o excesso de chuva, o que vem acontecendo atualmente em grande parte dessas áreas.

Segundo o Inmet, a previsão é de que o fenômeno La Niña persista durante o trimestre fevereiro-março-abril de 2025, com 59% de probabilidade.

Para os próximos meses, são esperadas temperaturas acima da média em grande parte do território brasileiro. Em relação a chuva, ela vai continuar irregular no Rio Grande do Sul (causando estiagem) e chuvas volumosas nas Regiões Norte, Centro-Oeste e da Região Nordeste do Brasil.

Tópicos