A partir desta segunda-feira (5), os candidatos à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no Rio Grande do Sul já podem iniciar o processo com novas regras do Programa CNH do Brasil.
As novas regras são: etapa teórica sem exigência de carga horária e redução das práticas para o mínimo de 2h/aulas. No entanto, a implementação será feita em um modelo híbrido, mesclando novas exigências com procedimentos antigos.
Conforme o DetranRS, a medida foi necessária devido à ausência de um período de transição para adaptar os sistemas às alterações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Na prática, para realizar o processo de habilitação dentro dos novos parâmetros, o candidato deve:
- No aplicativo CNH do Brasil, preencher o Requerimento da 1ª Habilitação e iniciar o curso teórico. O curso pode ser feito no próprio aplicativo, ou nos Centros de Formação de Condutores de forma remota ou presencial.
- Ao mesmo tempo, em um Centro de Formação de Condutores (CFC), é possível fazer a coleta biométrica (gratuita), agendar a avaliação psicológica, o exame de aptidão física e mental e depois a prova teórica.
- Concluindo a etapa teórica e estando liberado nas avaliações de saúde, o candidato pode marcar as aulas práticas no CFC, já com a possibilidade da nova carga horária mínima de 2h/aula.
- Quando se considerar apto para fazer a prova prática, o candidato pode agendá-la. Quando aprovado, o candidato recebe a Permissão para Dirigir.





