,

Novo complexo cultural do RS realiza espetáculos gratuitos de Natal no Vale do Caí

Serão 13 atrações em dois espetáculos que celebram o Natal.

Avatar de Redação RS

|

11/12/25

às

22:58

nata vila

Foto: Divulgação

O novo complexo turístico, cultural e educacional do Rio Grande do Sul, a Villa Santo Inácio, em Salvador do Sul, no Vale do Caí, realiza nos dias 16 e 17 de dezembro 2025, às 20h, o festival Encantos do Natal.

Serão 13 atrações em dois espetáculos que celebram a chegada da época mais festiva e lúdica do ano. As apresentações vão acontecer em um palco ao ar livre, montado em frente ao prédio histórico fundado por padres jesuítas em 1937.

A programação reúne artistas de diversas regiões do Rio Grande Sul, entre coros, orquestras e outros coletivos artísticos, explorando diferentes linguagens, como teatro, música e dança. No primeiro dia, o evento vai mesclar música instrumental, música pop e música de concerto com grandes participações.

Estão confirmados o cantor e compositor Thedy Corrêa, conhecido pelo trabalho à frente da banda Nenhum de Nós; além da cantora Laura Dalmás, a Orquestra Theatro São Pedro, o Ballet Candice Assmann, e quatro grupos corais: o de Meninas de Bom Princípio, o Municipal de Salvador do Sul, o Pura Magia e o Cant’Arte.

Já na segunda noite, sobem ao palco o conjunto cênico-musical Jingle Band, a Camerata Ivoti, a Orquestra Municipal de Salvador do Sul e o CTG Querência da Serra, mesclando canções natalinas com danças tradicionalistas e peças clássicas. Ambas as atividades são abertas ao público, com entrada franca.

“É um evento que vai muito além do espetáculo e que une cultura e tradição com o espírito natalino. Nosso objetivo é reunir diferentes gerações em um momento de celebração e de fortalecimento de laços com a comunidade, além de trazer visibilidade para o Vale do Caí”, explica Shirley Balbino, diretora da Villa Santo Inácio.

Essa será a segunda edição da programação especial de Natal. Em 2024, o evento surpreendeu os organizadores, recebendo mais de 1,3 mil pessoas. Para esse ano, a meta é praticamente dobrar o número de espectadores, com a expectativa de atrair cerca de 2,5 mil pessoas.

“A ideia é convidar o público a viver uma experiência única em um dos patrimônios mais especiais do Estado e conhecer esse espaço histórico, com grande potencial turístico, que fica a pouco mais de uma hora de carro da capital”, completa Evandro Matté, coordenador cultural da Villa Santo Inácio.

Transformação

O evento reforça a transformação pelo qual o prédio histórico vem passando no último ano. O local, com mais de 10 mil metros quadrados de área construída, já foi seminário, internato, colégio, espaço de fé e reflexão e, desde agosto de 2025, passou a ser um complexo dedicado à arte, à cultura e à educação.

“O projeto de transformação está se desenvolvendo aos poucos. Como estamos nos apropriando de uma construção centenária gigantesca, temos o desafio de fazer o uso de todos os espaços e a responsabilidade de manter viva a história e a essência educacional, espiritual, humanista e cultural desse local que foi responsável por impactar positivamente a vida de muita pessoas da região, sendo luz na jornada de muitas delas”, pontua Shirley.

Tópicos