A Prefeitura de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, declarou estado de emergência para enfrentamento da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
“O objetivo é viabilizar medidas de enfrentamento aos casos de SRAG, diante do aumento expressivo de casos, internações e óbitos associados a vírus respiratórios”, disse a prefeitura.
Segundo a prefeitura, o decreto se ampara no aumento de 56% nas notificações de casos de SRAG nas últimas semanas em Caxias do Sul. O município contabiliza 528 casos em 2025.
Conforme a prefeitura, sendo 487 deles de moradores do município. Caxias do Sul tem, hoje, 747 leitos SUS (Sistema Único de Saúde), todos ocupados neste sábado. O munícipio já registrou 46 óbitos por SRAG.
O decreto da Prefeitura de Caxias do Sul tem validade de 120 dias, podendo ser prorrogado de acordo com a evolução do cenário epidemiológico. Entre as medidas estão novas campanhas de vacinação que buscam aumentar a cobertura vacinal no município.
“O decreto possibilita que a Secretaria Municipal da Saúde tome medidas excepcionais para enfrentamento do cenário, como ampliação temporária da oferta de leitos clínicos e de UTI, aquisição de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens, contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial, implementação de campanhas emergenciais de vacinação e prevenção e atuação em conjunto com hospitais e serviços privados conveniados ao SUS”, explicou a prefeitura.
Na sexta-feira (30), a Prefeitura de Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul, também decretou situação de emergência pública por causa do aumento de casos de SRAG no munícipio.