,

Onda de calor: RS vai passar por temperaturas altas e ar seco

Onda de calor vai atingir o Rio Grande do Sul no próximos dias.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

10/01/25

às

23:28

Atualizado em: 16/01/2025 às 13:27

tempo calor

Orla do Guaíba, em Porto Alegre. Foto: Rosana Klafke/Redação RS

O fenômeno La Niña está ativo e vai influenciar no clima no Brasil, segundo a Climatempo. No Rio Grande do Sul, as consequências chegam em forma de onda de calor.

A Sala de Situação e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertam para temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar em diversas áreas do território gaúcho (confira no mapa abaixo).

“Prognóstico é de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar sobre Oeste, Missões, Noroeste, Campanha, Centro, Vales, Região Metropolitana, Costa Doce e parte do Sul”, disse a Defesa Civil do Estado.

O sábado (11), durante a tarde, as temperaturas máximas ficam em torno dos 32 a 38°C. A umidade relativa do ar fica entre 25% e 35% na Fronteira Oeste e parte da Campanha.

No domingo (12), a onda de calor e baixa umidade relativa do ar permanecem atuando na Campanha, Fronteira Oeste, Região Central, Missões e Região Noroeste.

Segundo o prognóstico, as temperaturas mínimas variam entre 14 e 18°C no território gaúcho, e as máximas entre 33 e 38°C. Além disso, com a onda de calor, umidade relativa do ar se mantém baixa em cidades da Fronteira Oeste e da Campanha, entre 20% e 30%.

Na segunda-feira (13), de acordo com o prognóstico o ar seco e quente segue atuando na Campanha, Fronteira Oeste, Região Central, Missões e Região Noroeste.

Com a onda de calor, durante à tarde, as máximas devem atingir valores entre 33 e 38°C no Estado. A umidade relativa do ar permanece em torno de 30% em áreas da Fronteira Oeste e Campanha.

Na terça-feira (14), a massa de ar seco e quente continua atuando no Estado, especialmente na Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, Missões e Região Noroeste.

“Durante a manhã as temperaturas atingem valores entre 15 e 19°C, enquanto à tarde, ficam em torno dos 35 aos 40°C. A umidade relativa do ar varia de 20% a 30% em áreas da Fronteira Oeste e da Campanha”, alerta o prognóstico a Defesa Civil e da Sala de Situação.

Na quarta-feira (15), a onda de calor segue sobre o Rio Grande do Sul. O dia inicia com temperaturas mínimas entre 18 e 24°C no território gaúcho. Durante a tarde, as temperaturas máximas ficam em torno dos 34 a 42°C.

A umidade relativa do ar fica entre 25% e 35% na Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, Região Metropolitana, Vales, Missões e Região Noroeste.

Na quinta-feira (16), a onda de calor ganha mais força sobre o Estado, adverte a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Segundo o prognóstico, as temperaturas máximas ficam em torno dos 35 aos 42°C na Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, Região Metropolitana, Vales, Missões e Região Noroeste .

A umidade relativa do ar fica em torno dos 30% nestas regiões ao longo dia, afirma o prognóstico da Sala de Situação e da Defesa Civil do Estado.

Durante a sexta-feira (17), as condições de altas temperaturas se mantêm em boa parte do Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas variam entre 18 e 26°C, enquanto à tarde, as máximas ficam em torno dos 29 a 39°C.

A umidade relativa do ar fica entre 25% e 35% na Fronteira Oeste, aponta o prognóstico. A tendência é que, no sábado (18), as temperaturas continuem elevadas devido a onda de calor em cidade da Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, Região Metropolitana, Missões e Região Noroeste.

Nessas regiões, as temperaturas mínimas variam entre 19 e 25 °C, já as máximas ficam em torno de 25 e 38°C.

A umidade relativa do ar durante à tarde segue em torno de 25% e 35% em áreas da Fronteira Oeste e parte da Campanha.

Conforme a previsão do tempo, a onda de calor perde força no domingo (19) no Rio Grande do Sul.

Chuva

O fenômeno La Niña, além das massas de ar seco, vai determinar os períodos mais prolongados de chuva irregular e abaixo da média neste verão no Rio Grande do Sul.

As áreas que serão mais afetadas pelas estiagem são: Campanha, Fronteira Oeste e parte da Região Sul.

onda de calor
Região em amarelo destaca as áreas que serão afetadas pela onda de calor. Crédito: Defesa Civil do Estado

Tópicos