Os ônibus de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, passarão a contar com biometria facial para coibir fraudes de benefícios.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul comunicou que, a partir de 2 de março 2026, será realizada a verificação por biometria facial para fiscalização das gratuidades e de descontos.
“O uso indevido impacta diretamente os passageiros que pagam a tarifa, comprometendo o equilíbrio financeiro do sistema e a sustentabilidade do serviço. A verificação por biometria facial tem como objetivo promover mais justiça e transparência, garantindo que os benefícios sejam destinados corretamente”, disse a Prefeitura de Caxias do Sul.
Segundo a prefeitura, além disso, evitará situações irregulares como, por exemplo, venda de cartão ou empréstimo do cartão do titular a outra pessoa.
“No caso de uso indevido, serão aplicadas sanções que incluem o bloqueio do benefício por 30 dias, podendo chegar a 360 dias de acordo com o número de reincidências registradas no período de 12 meses”, ressaltou a prefeitura.
A cada bloqueio, o titular deverá comparecer presencialmente na Central Caxias Urbano (Rua Bento Gonçalves, 2452, Centro de Caxias do Sul) para assinar uma notificação.




