Fazer um diagnóstico da ovinocultura na Serra Gaúcha é o objetivo da pesquisa desenvolvida por Alexander Cenci, do Ceab (Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Alimentos e Bebidas), de Caxias do Sul.
A pesquisa foi apresentada em São Francisco de Paula, durante o 3º Seminário de Ovinocultura dos Campos de Cima de Serra. Ela está na fase de coleta de dados e vai mapear a atividade da ovinocultura nos 49 municípios da região da Serra Gaúcha.
“A ovinocultura na serra tem particularidades em relação a outras regiões do estado, como questões relacionadas ao turismo, ao tamanho das propriedades. E a pesquisa tem por objetivo mapear estas particularidades”, destaca Cenci.
O questionário está aberto a todos que trabalham com ovinocultura, desde grandes, médios e pequenos produtores, até aqueles que tem sítio com poucos animais na propriedade. Para participar da pesquisa, basta entrar em contato com o escritório da Emater do seu município. Os resultados devem ser divulgados no início de 2025.
Conforme dados de 2023 da Secretaria da Agricultura, coletados a partir da Declaração Anual de Rebanho, nos 49 municípios que abrangem a pesquisa, existem 2.682 propriedades que possuem ovinos, totalizando 76.241 animais