A Prefeitura de Canoas e o Ministério da Saúde anunciaram nesta sexta-feira (20) um conjunto de medidas para a recuperação do Hospital Universitário.
“A reorganização da instituição incluirá o levantamento de todas as necessidades do hospital, a compra de novos equipamentos, ampliação de atendimentos e do número de leitos e modernização da gestão. As primeiras medidas serão tomadas imediatamente e o hospital deverá ter uma ampliação de aportes de recursos federais ainda nos próximos meses”, disse a prefeitura.
Segundo a prefeitura, o primeiro passo para a recuperação do Hospital Universitário será o levantamento das necessidades da instituição, tanto as financeiras quanto as de estrutura.
O processo, de acordo com o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, deverá levar até 30 dias e, em seguida, as primeiras medidas possíveis já serão tomadas.
“A previsão é de que o Ministério da Saúde aporte recursos para a compra de novos equipamentos e substituição de aparelhos obsoletos. Também deverão ser ampliadas verbas para custeio e, posteriormente, o próprio número de leitos disponíveis no hospital deverá crescer. Também serão realizados investimentos para a qualificação dos serviços e da gestão do hospital”, afirmou a prefeitura.
O processo contará com o apoio institucional do Grupo Hospitalar Conceição.
Missão
O prefeito de Canoas, Airton Souza, destacou que a missão da administração municipal é reorganizar o hospital para que possa atender a população da melhor forma.
“Este conjunto de medidas é fruto de muito trabalho, de muito diálogo do município com o governo federal. Um trabalho que começou meses atrás, foi crescendo e que teve um momento fundamental quando fomos a Brasília, em uma comitiva da prefeitura e da Câmara de Vereadores, visitar o Ministério da Saúde e mostrar a importância do nosso Hospital Universitário para Canoas e o Rio Grande do Sul ”, comentou o prefeito.




