A previsão do tempo indica risco de chuva e vento forte no Rio Grande do Sul neste domingo (18).
A onda de calor segue sobre o Estado neste domingo, deixando o tempo abafado em diversas áreas. Segundo a previsão, o calor segue intenso na Fronteira Oeste e Região Noroeste, com a máxima próxima de 40ºC.
O domingo começa com o tempo firme no Rio Grande do Sul, o sol aparece em diversos pontos do território gaúcho. Aos poucos, o ciclone extratropical ganha mais força e o cenário muda no Estado.
O fenômeno provoca o aumento de nebulosidade e a formação de áreas de instabilidade. Segundo a Defesa Civil do Estado há risco de chuva intensa, vento forte e de temporais com ganizo na Fronteira Oeste, Região Sul, Campanha, Região Central e Missões.
Os volumes de chuva variam de 25 a 50 mm/dia, podendo alcançar até 70 mm/dia em pontos isolados destas regiões. Segundo a Defesa Civil, com o prognóstico da Sala de situação, as rajadas de vento devem ficar entre 60 e 80 km/h.
Ao longo de domingo, as áreas instabilidade avançam para as outras regiões do Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens, o tempo fica bastante abafado e há previsão de pancadas de chuva a partira da tarde deste domingo, mínima 22ºC e máxima de 33ºC.
Em Bagé, o tempo fica instável e abafado, além de chuva, a previsão aponta risco de temporal neste domingo, mínima 20ºC e máxima de 30ºC.
Em Tramandaí, o sol aparece entre nuvens, há previsão de pancadas de chuva por causa da umidade empurrada pelo ciclone, a temperatura na varia muito, mínima 24ºC e máxima de 28ºC.