,

PRF resgata aves silvestres em extinção no Vale do Taquari

As aves foram encontradas em caixas de leite perfuradas.

publicado em

atualizado em

aves
As aves estavam dentro de caixas de leite perfuradas. Foto: Divulgação/PRF

Agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) resgataram, nesta quarta-feira (3), dez aves silvestres classificadas como ameaçadas de extinção.

Durante os trabalhos de rotina na BR-386, em Fazenda Vila Nova, no Vale do Taquari, a equipe da PRF abordou um Cruze, emplacado em Lajeado.

Ao fiscalizar o veículo, os agentes localizaram no assoalho diversas caixas de leite perfuradas. Dentro delas, os policiais encontraram dez aves bico-de-pimenta (Saltator fuliginosus).

“Elas estavam sendo transportadas de forma degradante, em espaço e ventilação inadequados, sujas de fezes, sem água e alimento. O condutor afirmou que transportava os animais desde Palhoça (Santa Catarina), com destino a Arroio do Meio, um percurso superior a 500 quilômetros”, disse a PRF.

O homem, de 32 anos e natural de Venâncio Aires, foi preso. Ele não possuía antecedentes criminais e vai responder por tráfico de animais silvestres e maus-tratos.

As aves foram encaminhadas ao REPRAAS (Rede de Proteção Ambiental e Animal) de Teutônia, onde receberão os cuidados necessários.

ave extincao
Foto: Divulgação/PRF

Tópicos