Após uma edição atípica, interrompida pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, os produtores rurais de Gramado, em parceria com Gramadotur, reuniram-se para dar início aos preparativos da 34ª Festa da Colônia de Gramado.
Na ocasião, a coordenadora da Festa da Colônia, Patrícia Poetini, apresentou aos produtores e demais envolvidos os números e projeções da edição de 2024, a 33ª edição da festa.
Apesar da interrupção causada pelas chuvas, o evento, que teve a duração de apenas quatro dias, recebeu cerca de 67 mil visitantes e registrou um faturamento de R$ 886 mil em vendas.
“Com base nesses dados, percebemos o potencial da Festa para 2025. Infelizmente, também fomos impactados pelas chuvas que atingiram o nosso Estado, mas essa projeção nos dá ainda mais certeza de que faremos um evento histórico”, destacou Patrícia.
A próxima edição da Festa da Colônia já anuncia novidades. As atrações artísticas serão ampliadas e contarão com uma programação especial alusiva aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Outra inovação será a Feira do Peixe Vivo, uma atividade inédita que permitirá aos visitantes vivenciarem a pesca no lago do Centro de Eventos, além de comercializar peixes frescos diretamente das águas da região de Gramado.
Os organizadores da 34ª Festa da Colônia projetam receber mais de 300 mil visitantes durante os dias de evento, esse dado é estimado a partir da expectativa gerada no ano de 2024. A edição ocorrerá de 30 de abril a 18 de maio 2025.
Durante o encontro, a diretora de Eventos da Gramadotur, Tatiana Ferreira, demonstrou otimismo quanto à construção do evento em 2025. “Temos certeza de que faremos um evento incrível. Essas projeções baseadas no que teria sido a festa de 2024 nos mostram que podemos alcançar os objetivos e ainda superá-los, com as novas ações que estamos organizando”, afirmou.
Parceria
Além das projeções para o evento, o encontro marcou o início de um novo formato de parceria entre a GramadoTur e o Sebrae RS, que oferecerá capacitações, workshops e consultorias para os produtores rurais.
Entre os temas abordados nos workshops estão estratégias para potencializar negócios rurais, marketing digital, atendimento e encantamento aos clientes e técnicas para ambientação do estande. Os encontros ocorrem por meio de oficinas coletivas e consultorias individuais.
A gestora de projetos do Sebrae RS, Micheli Bueno, destacou que a ação busca promover o crescimento dos negócios para além do evento.
“Com esse acompanhamento, capacitamos os participantes a compreenderem o potencial dos seus estabelecimentos e agroindústrias, explorando características e oportunidades no pré, durante e pós-evento”, concluiu Micheli.