, ,

Programa monitora ferrugem em lavouras de soja no RS

O Monitora Ferrugem RS é um programa que abrange várias instituições, sendo coordenado pela Emater/RS-Ascar e Seapi.

Avatar de Redação RS

|

01/11/24

às

12:28

soja ferrugem

Coletores de esporos são instalados em lavouras gaúchas para monitorar ferrugem asiática. Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

O Programa Monitora Ferrugem RS deu início às suas atividades para a safra 2024-2025. Com a instalação de 74 coletores em lavouras de soja em todo o Estado, o programa visa prevenir e controlar a ferrugem asiática, principal doença que afeta o cultivo no Brasil.

Segundo o engenheiro agrônomo, extensionista rural da Emater/RS-Ascar e coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Elder dal Prá, a ferrugem asiática pode ocasionar perdas na produtividade de 10 a 90%, especialmente em anos com condições climáticas favoráveis ao seu desenvolvimento.

“É importante que os agricultores adotem práticas de manejo corretas e participem de programas como esse, que fornecem as informações necessárias para a correta aplicação de produtos fitossanitários”, afirmou.

“O Monitora Ferrugem RS disponibiliza semanalmente informações sobre a ocorrência de esporos do fungo causador da ferrugem asiática, permitindo que os agricultores acessem dados atualizados sobre as áreas com maior risco de infecção. No site do programa, é possível identificar, com base em dados da semana anterior, os locais mais propensos à doença”, explicou a Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação).

Neste quinto ano de atuação, o programa conta com a colaboração de diversas instituições, incluindo parceiros da iniciativa privada, universidades e centros de pesquisa. “Os benefícios são significativos para os agricultores, que podem escolher o produto e o momento certo para a aplicação, reduzindo custos e aumentando a eficiência do controle da ferrugem. Como resultado, os agricultores podem esperar maiores produtividades e uma melhor renda em suas propriedades”, destaca Elder.

O Monitora Ferrugem RS é um programa que abrange várias instituições, sendo coordenado pela Emater/RS-Ascar e Seapi. “É importante ressaltar que é um trabalho feito a várias mãos. Nós temos o apoio da UFSM, Ufrgs, Unipampa, institutos federais e até algumas cooperativas também participam desse programa”, destacou a doutora em fitopalogia da Seapi, Andreia Mara Rotta de Oliveira.

Tópicos