, ,

Projeto oferece ações formativas culturais gratuitas em Gravataí e Porto Alegre

O Sesc/RS vai lançar o projeto Casa Arte Sesc. As inscrições já estão aberta.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

26/11/24

às

15:20

casa arte sesc

Foto: Divulgação

O Sesc/RS vai lançar o projeto Casa Arte Sesc. Serão dois espaços físicos, em Porto Alegre e em Gravataí, onde a entidade oferecerá ações formativas na área cultural a jovens, adolescentes e crianças, de forma gratuita.

Em Porto Alegre, a Casa Arte Sesc será instalada junto ao Museu da Cultura Hip Hop RS, ampliando e qualificando as formações já oferecidas no local, voltadas especialmente à cultura Hip Hop. Já em Gravataí, a Casa Arte Sesc funcionará no “Casarão dos Bina”, icônico prédio histórico do município que receberá formações voltadas às artes cênicas, música, artes visuais e literatura.

“Nós testemunhamos, nessas décadas de atuação do Sesc/RS, o quanto a arte tem potencial de transformar vidas e trajetórias, e é isso que nos incentiva a realizar este investimento. As Casas Arte Sesc têm o objetivo de enriquecer a experiência artística e cultural das comunidades, contemplando pessoas com ou sem experiência prévia nas áreas das formações”, ressalta a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello.

O projeto será lançado e apresentado em dois eventos para autoridades, parceiros, imprensa e comunidade em geral. Em Gravataí, nesta quinta-feira, (28) às 10h, no Casarão dos Bina (Rua Annibal Carlos Kessler, 152 – Moradas do Sobrado); e, em Porto Alegre no dia 4 de dezembro, às 15h, no Museu (Rua Pq. dos Nativos, 545).

Na Capital, serão oferecidas nesta etapa oficinas dos cinco elementos que pertencem à cultura Hip Hop, como o Breaking, DJ, Conhecimento, Graffiti, e MC/Rap, com inscrições abertas diretamente no Museu da Cultura Hip Hop RS e 300 vagas disponibilizadas para pessoas com entre 10 e 24 anos. As turmas do primeiro ciclo têm atividades até o dia 7 de dezembro.

No próximo ano, durante os meses de janeiro e fevereiro, serão ofertadas ações especiais para a comunidade no intuito de difundir ainda mais a cultura Hip Hop. As oficinas sistemáticas retornam no mês de março e seguem até dezembro, sendo ofertadas de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Elas possuem certificação.

Em Gravataí, as formações são voltadas a diálogos sobre produções artísticas em artes visuais, vivências em dança, teatro e circo, sonoridades, práticas de leitura e escrita criativa. As inscrições são realizadas no Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241) e já estão abertas.

A oferta é de 280 vagas para crianças e adolescentes com entre 6 e 14 anos. Os primeiros encontros iniciam no dia 29 de novembro e seguem até o dia 13 de dezembro, de segunda a sexta-feira, no turno da manhã. No período de janeiro e fevereiro, serão ofertadas oficinas experimentais para a comunidade de Gravataí.

As oficinas sistemáticas do projeto retornam em março e seguem até dezembro, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.

Para as duas Casas Arte Sesc, os participantes podem se inscrever em mais de uma oficina conforme disponibilidade de vagas e horários.

Tópicos