, ,

Projeto de Lei propõe vacinação gratuita contra a herpes-zoster

O objetivo da lei é avançar na proteção da população adulta, especialmente dos grupos de risco.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

05/03/25

às

12:22

Foto Manuella Brandolff 2 e1727067259231

Foto: Manuella Brandolff

A SBD-RS (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul) chama atenção para o Projeto de Lei 2450/22, em tramitação na Câmara dos Deputados, que prevê a inclusão da vacina contra herpes-zoster no Calendário Nacional de Imunização.

A medida é um avanço na proteção da população adulta, especialmente dos grupos de risco, contra essa doença causada pela reativação do vírus varicela-zoster. Popularmente conhecida como “cobreiro”, a doença é caracterizada por dor intensa e pequenas bolhas na pele, podendo levar a complicações graves e até ao óbito.

A herpes-zoster pode afetar até uma em cada três pessoas ao longo da vida.

“A herpes-zoster inicia-se com uma dor ao longo da área afetada, seguida, em 2 a 3 dias, pelo surgimento de pequenas vesículas. Trata-se de uma condição muito dolorosa e debilitante, que impacta significativamente a qualidade de vida dos pacientes”, afirma o presidente da SBD-RS, Juliano Peruzzo.

A doença é mais prevalente em adultos acima de 50 anos e em pessoas imunossuprimidas, isto é, que tem a imunidade mais baixa.

Além de antivirais e analgésicos são utilizados no tratamento e a vacinação é a principal estratégia de prevenção. Atualmente, a vacina está disponível na rede privada e, se o projeto de lei for aprovado, passará a ser ofertada gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde).

Tópicos