O Brasil começa a bater recordes de temperatura em diversas localidades, diante da onda de calor que está atingindo o País neste início de fevereiro.
Esta semana, municípios do Rio Grande do Sul registraram temperaturas acima de 40ºC. Foi o que ocorreu em Quaraí, que alcançou a marca de 43,8ºC nesta terça-feira (4), e em Alegrete, cujos termômetros marcaram 40,3ºC.
Pelos registros históricos, a temperatura de Quaraí desta terça-feira foi a maior já registrada no Rio Grande do Sul desde o começo do século 20, quando o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) iniciou as medições.
O recorde, ainda a ser validado oficialmente pelo órgão, tem como referência anterior o marco de 42,9°C, registrado em Uruguaiana, em 27 de fevereiro de 2022.
“Faltando pouco mais de um mês para o fim do verão, a tendência é de termos mais situações de recordes de temperatura, depois de 2024 ter se configurado como o ano mais quente já registrado globalmente”, afirma Pedro Regoto, gerente técnico e especialista em clima, da Climatempo.
“O aumento das temperaturas no País e de forma global está diretamente relacionado às mudanças climáticas, cujos impactos têm sido cada vez mais intensos e frequentes, na forma de chuvas e ventos fortes, como os registradas neste verão no Brasil”, avalia Regoto.
“Isso torna a redução das emissões de gases de efeito estufa um tema prioritário na agenda de todos – de governos e empresas –, visto que a tendência é a de que estes fenômenos climáticos se intensifiquem daqui pra frente”, completa.