O governo do Rio Grande do Sul, a Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e a prefeitura de Eldorado do Sul assinaram, nesta quarta-feira (18), ato que sancionou a lei de criação do primeiro polo de tecnologia de data centers do Brasil.
“Viabilizando a construção da Scala AI City, empreendimento voltado ao processamento de dados de inteligência artificial da Scala Data Centers no município. Com investimento inicial de R$ 3 bilhões e previsão de gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, o polo de Eldorado será o maior da América Latina”, ressaltou o governo do Estado.
O vice-governador Gabriel Souza afirmou que o investimento é uma porta de entrada para o Rio Grande do Sul na área da tecnologia.
“Costumo dizer que a inteligência artificial estará presente em todos os lugares do mundo, de forma direta ou indireta. Porém os investimentos físicos em inteligência serão realizados em pouquíssimos locais. E, para nossa sorte e também pelos nossos potenciais, nós somos um desses locais selecionados para receber esse aporte de investimentos. Daí a necessidade de uma robusta legislação para proteger essas operações e termos segurança jurídica. O mundo está mudando e precisamos adaptar as leis para isso”, destacou Gabriel.
O prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas Gonçalves, declarou que o empreendimento reposiciona o município como um centro de tecnologia e de inteligência artificial e irá contribuir com o desenvolvimento e geração de empregos na cidade.
“Eldorado do Sul dá hoje um passo decisivo para o futuro. Este projeto coloca nossa cidade no mapa global da inovação tecnológica, ao mesmo tempo em que cria oportunidades reais para nossa comunidade”, afirmou.
Na cerimônia, a vice-presidente da Scala, Christiana Weisshuhn, anunciou a doação de 110 notebooks para 13 instituições de ensino da rede pública municipal.
“Esta iniciativa é parte de nosso compromisso contínuo de deixar um legado duradouro e positivo nas comunidades onde atuamos”, destacou Christiana.
Treinamento
Segundo o protocolo de intenções assinado em novembro entre o governo do Estado, a prefeitura de Eldorado do Sul e a Scala, além do investimento e da instalação do complexo, a empresa promoverá treinamento e capacitação de mão de obra, dando preferência à contratação direta e indireta de empresas estabelecidas no município ou em outras cidades do Estado.
Por parte de Eldorado do Sul, há o compromisso em dar suporte aos fornecedores da cadeia produtiva do projeto, promover a integração com as diretrizes estratégicas locais e, com apoio do governo estadual, auxiliar nas demandas com os órgãos municipais competentes para análise do empreendimento.