, ,

Semana começa com tempo instável no RS; Defesa Civil emitiu alertas

Frente fria deixa o tempo bastante carregado em áreas do Rio Grande do Sul.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

31/08/25

às

22:15

Atualizado em: 31/08/2025 às 22:30

tempo nublado santa cruz do sul lago dourado Rosana Klafke Redacao RS 17

Foto: Rosana Klafke/Redação RS

Com o avanço de uma frente fria, o tempo vira no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (1). A Defesa Civil emitiu alertas, laranja (com maior perigo) e amarelo (atenção), confira no mapa abaixo.

A temperatura passa por variação em diversos pontos do Estado nesta segunda. O dia começa com friozinho, mas rapidamente passa por elevação. O tempo fica mais abafado na Região Central e na Região Metropolitana, a máxima passa de 30°C.

O avanço da frente fria (que provoca nuvens carregadas) deixa o tempo bastante nublado em diversas áreas do Rio Grande do Sul nesta segunda. Há previsão de chuva na Campanha, Fronteira Oeste, R Sul, Região Central, Vales, Missões, Região Noroeste e Norte.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, com a atuação da umidade e do fluxo de ar quente, há risco de temporais isolados. principalmente durante a madrugada.

“Além disso, as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo oscilar entre 60 e 80 km/h no Litoral e na Serra, devido à presença de um forte sistema de alta pressão em alto mar”, disse a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre, a nebulosidade varia e o tempo fica abafado nesta segunda, mínima de 16°C e máxima de 31°C. Em Alegrete, o tempo fica instável nesta segunda, há risco de chuva forte e de tempestade, a temperatura não varia muito e fica amena, mínima de 19°C e máxima de 21°C.

Em Santa Rosa, o tempo fica fechado, há previsão de chuva e risco de tempestade, mínima de 18°C e máxima de 23°C. Em Santa Cruz do Sul, o tempo fica úmido e nublado, há previsão de chuva ao longo do dia, a temperatura passa por variação e a segunda fica abafada, mínima de 18°C e máxima de 32°C.

Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado, na terça-feira (2), com a frente fria estacionada, as instabilidades atuam em grande parte do Rio Grande do Sul, ganhando intensidade entre a tarde e noite.

“Trazendo tempestades isoladas, com chuva forte e pontualmente intensa, raios e granizo grande no Oeste, Campanha, Centro e parte do Sul gaúcho. Os acumulados ficam entre 10 e 40 mm/dia, podendo, isoladamente, chegar aos 90 mm/dia na Campanha, parte do Oeste e Centro”, disse a Defesa Civil do Estado.

Conforme a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as rajadas de vento variam entre 30 e 50 km/h em grande parte do Estado, podendo passar dos 90 km/h durante as instabilidades.

tempestade
A região em laranja destaca as áreas com maior perigo de tempestade. Crédito: Defesa Civil do Estado

Tópicos