Durante o inverno, manter uma alimentação equilibrada se torna um desafio para muitas pessoas.
Há tendência de pessoas sentirem mais fome durante o inverno, ou até mesmo desejos de alimentos específicos. A ciência explica: o corpo realmente passa por mudanças nessa época do ano, que influenciam diretamente na fome, no humor e até no metabolismo.
Segundo a nutricionista Andrea Emanuela Chaud Hallvass, no frio, o organismo precisa manter a temperatura interna constante, que é cerca de 36,5 °C.
“Esse processo é chamado de homeotermia e, para isso, o corpo pode gastar mais energia, o que aumenta o apetite. Além disso, buscamos instintivamente alimentos mais calóricos, como queijos, massas, assados e chocolates, pois eles ajudam a gerar calor e oferecem sensação de conforto”, pontua.
A especialista também destaca que ocorrem alterações hormonais durante o inverno, como a maior produção de grelina (hormônio da fome) e a menor produção de leptina, o hormônio que regula a saciedade.
“A menor exposição ao sol também influencia na produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Quando ela diminui, é comum o corpo pedir mais carboidratos e doces, já que esses alimentos aumentam momentaneamente os níveis de serotonina no cérebro. Além disso, com dias mais curtos e frios, a disposição para se exercitar diminui. O sedentarismo afeta o gasto calórico, favorecendo o acúmulo de peso mesmo com pequenas mudanças na dieta”, explica Andrea.
A importância da hidratação no inverno
Outro ponto que costuma ser negligenciado no inverno é a hidratação. Como transpiramos menos, a sensação de sede pode diminuir, mas o corpo continua precisando de água para manter o metabolismo funcionando bem.
Andrea lista as bebidas essenciais para manter a hidratação. “Água, chás naturais e caldos leves ajudam a manter o corpo hidratado e a controlar a compulsão alimentar”, ressaltou.
Dicas de como controlar a fome no inverno
A nutricionista dá sete dicas para controlar a fome no inverno:
- Não pular refeições;
- Café da manhã reforçado e nutritivo, para controlar a fome no restante do dia. Aposte em ovos, abacate, mingau de aveia e um chá quentinho com canela;
- Inclua alimentos quentes e nutritivos na dieta;
- Sopas com legumes, proteínas e fibras mantêm a saciedade por mais tempo. Ex: sopa de abóbora com frango e gengibre;
- Canela, cacau, gengibre e cúrcuma ajudam a aquecer e a modular a insulina — ótimos aliados contra o desejo por doces;
- Vitamina D, magnésio e triptofano atuam na regulação do humor e do apetite. Sempre com orientação profissional;
- Sempre acrescente a proteína no prato — não deixe que ela “suma” no meio da sopa. Assim, a saciedade vem mais rápido, e você come menos.