O serviço ininterrupto de meteorologia para Porto Alegre entrou em operação nesta quarta-feira (29).
O serviço especializado em monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico exclusivo para Porto Alegre, sete dias por semana, 24h, começou a funcionar no Cemadec (Centro de Monitoramento e Alerta) da Defesa Civil.
O monitoramento é feito pela Catavento Meteorologia, da cidade de Rio Grande, que venceu a licitação para ofertar o serviço.
A equipe técnica, formada por oito técnicos entre meteorologistas, hidrólogos e geólogos, fará a leitura de dados de estações hidrometeorológicas, radares, satélite e demais meios disponíveis e emitirá boletins diários, semanais e mensais para a Capital.
A apresentação do novo sistema ocorreu nesta quarta, no Centro de Monitoramento e Contingência Climática, na sede da Smamus (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade).
O prefeito Sebastião Melo e a vice, Betina Worm, acompanhados de gestores municipais, estiveram no local.
“É um trabalho contínuo e progressivo de monitoramento das ocorrências climáticas. Buscamos cada vez mais precisão e consistência, para que as autoridades possam tomar decisões acertadas com previsibilidade e a população tenha a segurança garantida”, ressaltou o prefeito de Porto Alegre.
Alertas
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, a previsão meteorológica inclui alertas sobre chuvas fortes, temporais, enchentes, descargas elétricas severas, estiagem, vendavais, ondas de calor, ondas de frio ou qualquer outra situação climática extrema para bairros e regiões da cidade.
O serviço também monitora o nível do Guaíba e demais rios que desaguam no lago, como Jacuí, Caí, Gravataí e dos Sinos.