A Santa Úrsula Remates, em parceria com a Ascribu (Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos), vai realizar um leilão exclusivo de bubalinos, no próximo dia 7 de outubro, na cidade de Glorinha.
Esse tipo de remate especial oferece aos criadores a oportunidade de comercializar lotes maiores, o que costuma atrair mais compradores especializados e pode refletir em preços melhores de mercado. Quem quiser participar de forma presencial, a Santa Úrsula Remates fica na ERS-030, parada 137, Passo Grande, Glorinha. O remate começa a partir das 18h.
Uma das vantagens na criação de búfalos é que o animal se dá bem em pastagens mais rústicas ou mesmo em áreas alagadas, aproveitando vegetações que muitas vezes bovinos não utilizam tão eficientemente. Isso pode favorecer o ganho de peso e a condição corporal dos animais antes da primavera.
A proprietária da Santa Úrsula Remates, Áurea Cardoso, prevê em torno de 350 animais participando. “Estamos trabalhando com a possibilidade aproximada de 40 lotes, e uma expectativa muito positiva de vendas”, avaliou.
Áurea conta ainda com uma previsão de alta nos preços comercializados porque os búfalos provocam lances bem significativos. “Teremos rebanhos de criadores tradicionais da região, sendo que Glorinha vem se tornando uma praça destacada para comércio de búfalos”, afirmou.
Já o vice-presidente da Ascribu, Raphael Gonçalves, enfatiza que o remate de búfalos da Santa Úrsula é um evento tradicional no calendário da bubalinocultura. “É uma atividade comercial que ajuda a balizar o preço dos búfalos, terneiros e terneiras, aqui no Rio Grande do Sul”, sinalizou.
Gonçalves recorda que em 2024 houve uma procura intensa por animais jovens. “A bubalinocultura no Rio Grande do Sul vem despertando um interesse em novos criadores que buscam no búfalo um animal mais rústico e não suscetível a carrapato, além de uma espécie de grande conversão alimentar”, destacou.