, ,

Ministério da Saúde anuncia mutirão de exames e cirurgias no RS

Objetivo é reduzir o tempo de espera pelas cirurgias no SUS.

Avatar de Redação RS

|

15/03/25

às

18:34

mutirao

Foto: Rafael Nascimento/MS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou, neste sábado (15), em Porto Alegre, o primeiro mutirão de exames e cirurgias do ano, realizado nos hospitais do GHC (Grupo Hospitalar Conceição).

Com foco na saúde de mulheres e pacientes com câncer, a ação tem como objetivo reduzir o tempo de espera dos diagnósticos e acelerar a realização de cirurgias eletivas.

“Em um dia, o mutirão garantirá 339 atendimentos – 88 cirurgias gerais, pediátricas, ginecológicas, ortopédicas, entre outras especialidades, e 251 exames, que incluem mamografias, biopsias de mama, e eletrocardiogramas”, afirmou o Ministério da Saúde.

“Para reduzir o tempo de espera para o diagnóstico, também estamos anunciando hoje que o GHC vai começar a funcionar em três turnos durante a semana, de segunda a sexta-feira. O Centro de Diagnóstico e a Sala de Cirurgia vão funcionar até uma hora da manhã, para que as pessoas que muitas vezes têm dificuldade ao longo do dia de estar aqui, por causa do trabalho ou por estarem cuidando dos filhos, tenham esse horário para fazer o procedimento. Isso é mais atendimento e menor tempo de espera. E o sábado também vai ser dia útil, dia normal de atendimento no GHC”, anunciou o ministro Padilha.

Com foco na redução do tempo de espera por atendimentos no estado, recentemente, o Ministério da Saúde adotou um novo modelo de cuidado no Grupo Hospitalar Conceição, voltado para especialidades que concentram grande parte da demanda – cardiologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia.

Nessa estratégia, exames e consultas são realizados de forma integrada, com foco no diagnóstico do paciente e não na realização de procedimentos isolados.

“A partir dessa experiência no Rio Grande do Sul, em um mês, no GHC, foi identificado potencial para redução de 50 dias no tempo médio entre a suspeita de câncer e a confirmação do diagnóstico (de 71 dias para 17 dias), representando um avanço expressivo na resposta do sistema de saúde às doenças”, disse o Ministério da Saúde.

Distribuição do mutirão:

  • Hospital Nossa Senhora Conceição: 40 cirurgias eletivas, com 10 salas operatórias.
  • Hospital Cristo Redentor: 20 cirurgias nas especialidades de Cirurgia Geral e Ortopedia/Traumatologia.
  • Hospital Fêmina: 18 cirurgias na área de Ginecologia.
  • Hospital Criança Conceição : 10 cirurgias de orquidopexia.
  • Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT): 251 exames e procedimentos diagnósticos, incluindo mamografias, ecocardiogramas, biópsias de mama, ECG e CPRE.

Tópicos