Tu lembra da campanha PIX SOS Rio Grande do Sul? Nesta terça-feira (29), o governo do Estado comunicou que o valor final será aplicado em projetos recuperar áreas devastadas por enchentes.
“Os recursos doados pela população por meio do pix viabilizaram uma série de ações emergenciais e estruturantes. A arrecadação somou cerca de R$ 142 milhões e permitiu, entre outras ações, o repasse direto de auxílio financeiro a famílias atingidas, a compra de cobertores para abrigos, o apoio a espaços culturais que deram suporte à população e a destinação de recursos para o programa MEI RS Calamidades”, afirmou o governo do Estado.
De acordo com o governo gaúcho, a campanha de doação via pix destinará o saldo final arrecadado para a elaboração de projetos voltados à recuperação de áreas afetadas pelas cheias em municípios do Vale do Taquari.
Terrenos devastados em Cruzeiro do Sul e Muçum serão espaços de preservação. Para isso, nesta terça-feira (29), foi assinado na Casa Civil do governo do Estado, em Porto Alegre, o contrato de prestação de serviços de arquitetura paisagística para os Parques Lineares Ecológicos do Vale do Taquari.
“Os R$ 2,777 milhões que serão empregados nos projetos são oriundos de doações feitas por meio de pix na enchente de 2024”, ressaltou o governo do Estado.
A assinatura marca a destinação do último lote de valores disponíveis da campanha. “Os recursos, que vieram como um abraço de todos os doadores, sejam daqui do Rio Grande do Sul, do Brasil e de vários países, em um primeiro momento atenderam questões emergenciais, como um auxílio financeiro imediato para as pessoas mais atingidas que se enquadravam nos critérios do programa. Agora, uma parcela estará eternizada em uma obra que vai trazer vida onde antes houve tragédia. Os projetos vão ficar como um marco, porque poderemos ver, na forma de parques, o apoio que veio de pessoas físicas e jurídicas em um momento de grande dificuldade enfrentado pelos gaúchos”, disse o secretário-adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim.
Projetos de parques lineares
Os projetos preveem a criação de parque lineares, chamados assim por seguirem o leito do Rio Taquari. Conforme o governo do Rio Grande do Sul, a proposta é recuperar ambientalmente e promover a requalificação de áreas afetadas pelas chuvas de setembro de 2023 e maio de 2024.
Os trabalhos terão início na localidade de Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul. No local, deve nascer um parque ecológico em área de 249 mil metros quadrados. Após a conclusão de estudo preliminar, será iniciada a etapa referente ao parque do município de Muçum, de 28 mil metros quadrados.
De acordo com o governo do Estado, a estimativa é que, nessa etapa, os projetos estejam concluídos até o fim do ano.